É o ano de eleições. Pré-candidatos à Presidência da República, mesmo fora do período de campanha, começam a alardear seus planos e suas “metas”.  Seria importante que soubessem o que estão falando  para que fossem convincentes nas suas afirmações. Uma meta tem 3 dimensões:  objetivo,  um número e prazo. Seja a  área educacional, ensino médio,  em que a taxa de repetência é da ordem de 20%, p.ex. Pode-se estabelecer a seguinte meta: reduzir a taxa de repetência, para 10%, até o final de 2020. A propósito, quando começamos a trabalhar na área da educação, falar em metas era “palavrão”, tal a resistência de educadores. É claro que uma meta não pode ser “pros cocos”. A pessoa precisa ter um conhecimento satisfatório da área, das dificuldades e noção  dos recursos necessários para conseguir o intento. Uma meta não pode ser frouxa, de maneira que não apresente desafios à equipe; também, não pode ser arrojada, impossível de ser atingida, para não frustrar as pessoas. Daí a necessidade de  informações confiáveis sobre os temas enfocados para as colocações não parecerem irresponsáveis.

 

Na área política, alguns personagens ganham rótulos, são intitulados especialistas, sem a devida comprovação das decantadas habilidades. Dilma Rousseff, o poste de Lula da Silva, foi apresentada como “Gerentona”. É evidente que não basta ter uma postura de durona, enérgica,  até mal-educada , como garantia de que sabe gerenciar. Nada substitui o conhecimento, como dizia o Dr. W.E. Deming. A  sua gestão  foi um desastre. É dela a preciosidade: “não vou colocar a meta, mas quando atingir a meta, dobro a meta”.

 

Na verdade, seria recomendável que gestores soubessem o essencial de Gestão para Melhoria de Resultados. Os conceitos básicos são de fácil compreensão, mas de difícil implementação. Além de metas críveis, o gestor precisa ter o conhecimento de como atingir os resultados.  É fundamental  seguir  ferrenhamente o método (o PDCA) e ter perseverança.  Alguns  políticos têm feito cursos e estágios no Instituto Aquila.  Buscam conhecimentos na preparação para melhor desempenhar cargos executivos. Os que dominam a matéria, se tiverem a oportunidade de ocupar tais cargos,  farão gestões diferenciadas. Um desses participantes nos impressionou sobremaneira pelo rápido aprendizado.  Em uma campanha de que participou falava com propriedade dos planos, embasado nos conceitos de gestão. Em um posto relevante, um Estado para governar ou uma grande Prefeitura,p.ex.,  fará um trabalho excepcional.

 

PUBLICADO NA REVISTA VIVER BRASIL, EDIÇÃO  No. 209