O Governador de Minas Gerias, Romeu Zema, e a Secretária da Educação, Júlia Sant’Anna, têm o firme propósito de melhorar a Educação do Estado.

A Secretaria de Educação de Minas Gerais realizou, no dia 11 de outubro, na Cidade Administrativa, o lançamento da ampliação do Programa “Gestão pela Aprendizagem”, que será conduzido em parceria com a FDG – Fundação de Desenvolvimento Gerencial, organização especializada em gestão educacional.  Ao todo, o programa beneficiará 100.000 estudantes e 9.500 profissionais de educação de 17 superintendências. O evento contou com a participação do Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, da Secretária de Educação Júlia Sant’Anna, e autoridades convidadas. A FDG foi representada por seu co-instituidor e Presidente Executivo, Prof. José Martins de Godoy, além de seus Conselheiros. 

O objetivo do programa é contribuir para que as escolas atendidas elevem os seus índices de desempenho escolar, como o IDEB e SIMAVE, por meio da melhoria de aprendizagem de seus alunos, aumentando assim a taxa de aprovação e da redução abandono escolar. Isto se dará por meio da aplicação de um sistema de gestão próprio da Fundação.

“O sistema de gestão foi criado há 18 anos e vem sendo aprimorado continuamente. Ele funciona porque é simples, científico, focado em resultados, e fala a língua da escola”, destaca a Profa. Maria Helena Godoy, Diretora Técnica da FDG e idealizadora da GIDE Avançada.

O que é a GIDE Avançada

A GIDE Avançada – Gestão Integrada da Educação Avançada é o sistema de gestão aplicado pela FDG, que unifica e direciona os esforços e recursos da escola em metas e ações para a melhoria de seus resultados e processos. Representa um avanço no gerenciamento das instituições educacionais, uma vez que possibilita uma visão sistêmica da escola.

O sistema gerencial GIDE Avançada é apoiado em um indicador próprio, o IFC/RS – Índice de Formação de Cidadania e Responsabilidade Social, que possibilita um diagnóstico mais rápido e assertivo das causas prioritárias, que influenciam os resultados da escola. De posse de sua realidade gerencial, a escola torna-se apta a elaborar um plano de ação objetivo e focado para melhoria dos resultados de aprendizagem. 

Resultados Obtidos com a GIDE Avançada

Atuando em diferentes instituições ao longo dos anos, a Professora Maria Helena Godoy coordenou a implementação do sistema GIDE em larga escala, com resultados de excelência. Ao todo, foram beneficiados cerca de 5 milhões de alunos  e 600 mil profissionais da educação, em 6.000 escolas de 11 estados brasileiros.

A FDG

A Fundação de Desenvolvimento Gerencial – FDG é uma instituição assistencial, sem fins lucrativos, fundada em 1997. Difunde, há 22 anos  conhecimentos técnicos e científicos na área de gestão educacional, com foco no alcance da melhoria de resultados, utilizando o sistema Gestão Integrada da Educação – GIDE Avançada em instituições e redes de ensino públicas e particulares. O sistema GIDE Avançada é idealizado pela Profa. Maria Helena Godoy, referência técnica nacional em gestão educacional, com 24 anos de experiência e 16 publicações dedicadas ao tema.

Conselheiros Instituidores: Prof. José Martins de Godoy (atual Presidente) Prof. Carlos Bottrel Coutinho e Dr. Orlando Euler de Castro;

Conselho Curador: Dr. Cássio Eduardo Rosa Resende; Engo. Wilson Martins de Assis; Engo. Edmundo José Martins

Gov. Romeu Zema, Prof. José Martins de Godoy, Deputada Celise Laviola
Prof. José Martins de Godoy, Secretária Júlia Sant’Anna e Gov. Romeu Zema
Prof. José Martins de Godoy