No âmbito do Programa Gestão pela Aprendizagem/SEEMG, a FDG-Fundação de Desenvolvimento Gerencial está assistindo o ensino fundamental, em 1009 escolas, por meio da implementação da GIDE Avançada- Gestão Integrada da Educação. O objetivo é a melhoria dos resultados do ensino-aprendizagem, que deve ser o foco principal das escolas. A participação da FDG tornou-se possível graças a uma conjugação favorável de fatores: a Secretária Júlia Sant’Anna participou do nosso trabalho no RJ (ela fazia parte da equipe da SEE), quando atuamos no Estado em 2011, e produzimos ótimos resultados; devido ao firme propósito da Secretária e do Gov. Romeu Zema de melhorar os resultados da educação em MG, estabeleceu-se uma Parceria extremamente exitosa. 

A FDG tinha uma trajetória de 20 anos, com atuação em 10 Estados, beneficiando cerca de 6 milhões de estudantes e capacitando 6000 dirigentes e docentes; deixou ótimos resultados que permanecem, até hoje, em alguns Estados. Porém, nunca tivera a oportunidade de fazer um trabalho mais abrangente em MG, apesar de tentativas com governantes anteriores. 

De agosto/19 a abril/21, a FDG pôde contribuir de forma eficaz para condução e melhoria do ensino, inclusive na modalidade remota, como foi constatado pela pesquisa da FGV-Fundação Getúlio Vargas, em que MG teve um posição de destaque no ensino remoto. Resultados, depoimentos, reconhecimentos estão registrados no site www.fdg.org.br. Constatam-se o zelo, o engajamento e o entusiasmo dos dirigentes e docentes das escolas envolvidas no cumprimento dos objetivos da Parceria. Nesta fase, devido à situação financeira precária do Estado, a FDG aplicou recursos próprios no custeio das despesas diretas decorrentes. 

Em fevereiro/21, realizou-se uma reunião entre o Governo de MG, empresários e a FDG para apresentação dos resultados e também para equacionar a questão de recursos para a continuidade da Parceria. Já foram produzidos ótimos resultados; parar agora seria um “pecado” inimaginável. Os conceitos básicos de gestão são simples, mas precisam ser praticados à exaustão para serem internalizados e não haja retrocessos. Louvável a sensibilidade e descortino de empresários que lá compareceram e outros que foram contatados posteriormente. Verifica-se uma pronta adesão à causa por meio de patrocínios e apoios. Na realidade, visa-se a uma contribuição menor por empresa e o maior número delas, como forma de se ter uma ampla conscientização para a causa da educação. Nos próximos dias, serão divulgados os patrocinadores e apoiadores, em nossas mídias e do Governo, desse movimento virtuoso em prol da educação. Assim, há esperança de que a educação venha ser prioridade no País.

Publicado na revista Viver Brasil, edição digital, nº 246