Estão acontecendo coisas assombrosas. Desde a criação, o homem vem pisando na bola. A desobediência de Adão, a inveja de Caim são os primeiros eventos. Com o correr dos dias, a situação ficou fora de controle. O Criador fez uma correção: o dilúvio. Mais tarde, houve a destruição de Sodoma e Gomorra, tal a degeneração dessas cidades (alguma semelhança com os dias atuais?). Salvou-se Lot e sua família, exceto sua mulher que olhou para trás e foi transformada em estátua de sal. Não aceito a atitude de Abraão ao despedir Agar e seu filho Ismael. Entristeço-me ao pensar no episódio. Bem mais tarde, no retorno do Egito rumo à terra prometida, a tomada de Jericó foi um terrível massacre. Onde fica o mandamento: não matarás? O primeiro rei, Saul, não se houve bem. Suicidou. Imperdoável o que fez Davi a Urias, seu amigo. Salomão, que pediu a Deus sabedoria, no final, transformou-se em idólatra. Seus filhos dividiram o reino em Judá e Israel. Idolatrias e má gestão foram constantes em reinados subsequentes.

Apesar das admoestações do profeta Jeremias, o rei Zedequias, fraco na fé e em suas escolhas, foi responsável pela escravidão na Babilônia. Ciro, rei persa, tomou mais tarde a Babilônia. A pedido do profeta Daniel, permitiu que o povo de Deus voltasse a Israel. Posteriormente, Israel foi conquistado e governado pelos romanos. Nessa altura, Deus fez um gesto de amor extremo para resgatar a humanidade (não somente os israelitas). O verbo se fez carne e habitou entre nós. O filho Deus, consubstancial do Pai, conheceu as nossas fraquezas e misérias, exceto o pecado. Padeceu por nós, teve morte de cruz e nos salvou do mal e da sombra da morte. Está sempre conosco quando estamos reunidos em seu nome. Essa demonstração de infinito amor e o preceito de amarmos o próximo como a nós mesmos não sensibilizaram a maioria. O desamor, a falta de misericórdia e solidariedade reinam na face da terra. Será que já se aproxima a hora de uma correção de rumo?

Todas as religiões pregam o amor ao próximo. Por que se mata em nome de Deus? Até cristãos, de um mesmo país, já se envolveram em conflitos religiosos. Nações ditas cristãs já entraram em guerras por interesses hegemônicos, econômicos e étnicos. Vários países fizeram revoluções de cunho político/ideológico. Quantas vidas foram ceifadas! O paredão foi o destino de muitos desafetos políticos. Vários revolucionários, apesar das atrocidades, são reverenciados por adeptos da ideologia correspondente.

Fico pensativo quando vejo tantos gastos com fogos em celebrações futebolistas e eventos no fim de ano. Ora, onde anda a solidariedade? Quantias significativas poderiam trazer importantes benefícios a crianças que vivem nas ruas, em creches e orfanatos. As gastanças com o Carnaval são abominadas por mim. Não estou aqui para fazer apologia do que faço em prol dos mais necessitados. Adoto o preceito de que a mão direita não saiba o que a mão esquerda faz. Mas uma coisa digo: não gasto 1 centavo com os itens apontados acima.

Os governantes deveriam imbuir-se de extrema solidariedade, ter um coração misericordioso, a fim de não conviver comcorrupções de qualquer natureza e promover o bem-estar das pessoas, principalmente os desprotegidos. A presidente ficou consternada e indignada com o fuzilamento de um brasileiro na Indonésia. Consternados também ficamos. Afinal, como cristãos, é impensável colocar um ser humano na frente de um pelotão e mandar atirar. Para mim, o não matarás é absoluto. Indignada ela ficou porque foi ignorada. Indignada deveria ficar com homicídios de 150 pessoas por dia, em média, no país. A indignação deveria demandar providências para uma cruzada contra a violência. Inocentes estão perdendo a vida em assaltos, balas perdidas, entre outros. O ministro da Justiça disse que falta gestão na segurança. Sabe ele o que é isto? Apenas retórica… presidente, coloque a sua indignação para funcionar.

Por tudo que está acontecendo, o fim dos tempos ainda não está próximo, conforme as Escrituras. Uma correção, sim, por obra humana, o aquecimento global. Que seca e calor horríveis!
PS. O BBB merece um castigo do céu. Nunca o vi; vejo chamadas nos intervalos dos noticiários. Como é possível gastar dinheiro e tempo com tal aberração?