O TEMPO OPORTUNO

Tudo tem seu tempo. Há um momento oportuno para cada coisa debaixo do céu: (Ec 3,1). Para nós  que cremos não dúvida de que os acontecimentos se dão nas ocasiões mais favoráveis, de acordo com a inspiração divina às mulheres e homens por “Ele amados”. Não é salutar  reclamar se alguns projetos não se viabilizam e provocaram frustrações. Não era a hora: é preciso reconhecer o tempo de Deus. Conforme relatei em artigo anterior, nunca se conseguiu contribuir de forma mais abrangente para a melhoria da educação pública em MG. Já havia a atuação, com muito sucesso, em 10 Estados, mas isso não sensibilizou os dirigentes no passado. Foi preciso que  MG fosse governado por um empresário e que a secretária da educação viesse do RJ, onde já atuamos, para que a GIDE AVANÇADA fosse acolhida. Agora, por meio da FDG-Fundação de Desenvolvimento Gerencial, tem-se a  oportunidade de realizar um trabalho de excelência em prol da educação no nosso Estado, no âmbito do Projeto Gestão pela Aprendizagem, instituído pelo governo. 

É possível que, no passando, levando em consideração a conjunção de alguns fatores bem conhecidos, a atual abordagem não fosse aceita. Acreditando piamente no tempo propício, constata-se que hoje a receptividade ao projeto é, sem dúvida, emocionante. Os educadores e dirigentes estão ávidos por conhecimentos e mudanças, e movidos por ardente desejo de melhoria da educação. Na primeira fase, foram capacitados 796 dirigentes e multiplicadores. Teve-se a inciativa de ministrar os cursos com forte conteúdo prático, a fim de que ninguém ficasse imune a resultados anteriormente obtidos e partisse logo para a implementação. A segunda fase, contemplava a capacitação de dirigentes e professores diretamente nas escolas.  Ao iniciá-la, nossos instrutores foram recepcionados com grande júbilo e demonstração do intenso desejo de praticar a GIDE rapidamente. Aliás, como resultado dos exemplos práticos apresentados em aulas aos primeiros capacitados, foram os instrutores surpreendidos  por um grande trabalho preliminar  nas escolas, como levantamentos de dados, construção de painéis de gestão à vista, resultados da aplicação do Programa 5S, iniciativa impensável de acontecer em tão pouco tempo (ver: www.fdg.org.br,  LinkedIn da FDG). 

O que concluir de tudo isso? Deus está no comando. Sempre esteve; nós, às vezes,  não o reconhecemos. Queremos adotar o nosso ritmo, nossas prioridades, nossos desejos. Então, a melhor postura é rezar e trabalhar (como recomenda São Bento), ser honesto,  ter boa vontade. A divina providência cuidará de tudo.

PUBLICADO NA REVISTA VIVER BRASIL, EDIÇÃO 228