Na edição especial da Harvard Business Review,  Thomas W. Malnight, Ivy Buche e Charles Dhanaraj  afirmam que é imprescindível colocar o propósito no centro da estratégia de crescimento das empresas.  Tudo que fiz na vida foi feito em clima de missão, com o objetivo de promover o desenvolvimento do País e melhorar as condições de vida das pessoas. Na Universidade e  nas organizações, dedicadas a difundir e praticar os conceitos de gestão, isso foi perseguido.  Mesmo em clima de missão, houve crescimento das organizações, as quais tiveram o reconhecimento da comunidade, como tributo ao trabalho realizado. 

Na FDG-Fundação de Desenvolvimento Gerencial, criada em 1997, dedicou-se especial atenção à melhoria da educação pública básica, difundindo o método, técnicas e ferramentas de gestão. Enfatizou-se  que os maus resultados ( baixo rendimento escolar, repetência e evasão) são os problemas fundamentais, e que era necessário colocar metas de melhoria e aplicar  persistentemente  os ensinamentos para reverter a situação.  Trabalhamos arduamente nesses 22 anos, em 10 Estados, e houve resultados muito expressivos. O leitor poderia ponderar: como se explica a posição decadente do  Brasil no teste do PISA? Deve-se à falta de propósito de governantes em reconhecer que a educação é o  motor de desenvolvimento social e econômico de um país. A  maioria dos políticos é imediatista. P.ex.  O governante satisfaz-se com resultados parciais,  aquém do pleno potencial de obtenção de melhorias, e tira proveito político do novo patamar. Interrompe-se o processo e, como não houve suficiente tempo para consolidação dos conceitos, a situação regride. Mesmo em Estados em que se trabalhou por mais tempo e obtiveram-se  melhorias significativas, mas mudaram-se os governantes, normalmente de outras orientações políticas, e os focos, e, de novo, tudo regride.  Fazer o quê? Continuar o luta. … a vida é luta renhida, viver é lutar…( ensina-nos Gonçalves Dias ).

Na FDG, temos um propósito (  um propósito deve ser transformador, massivo e ter uma métrica significativa). É mais desafiador e objetivo do que uma missão. O nosso PROPÓSITO é transformar o Brasil pela educação, buscando recuperar a 30ª posição no PISA, pelo menos. Algumas das nossas ações estão na página da FDG no LinkedIn. Na parceria SEEMG/FDG, o Governador Zema e a Secretária Júlia têm o firme propósito de transformar a educação em MG; será um exemplo para o Brasil.  Dirigentes e docentes do Estado, competentes e entusiasmados, estão imbuídos do mesmo propósito. Merecem o nosso aplauso, reconhecimento e valorização.

PUBLICADO NA REVISTA VIVER BRASIL, DIGITAL, EDIÇÃO No. 334