UM MOMENTO DE REFLEXÃO……

 

Desde menino, era intrigado com a nossa posição no Universo.

Acreditava que a terra era o centro, mas tinha as minhas dúvidas.
Na fazenda da Pedra Corrida, nas noites sem lua e apagadas todas as luzes,
olhava o céu. Que encantamento! De ponta a ponta, pode-se ver a Via Láctea majestosa. É uma galáxia  com bilhões de estrelas, inclusive o sol, líder do nosso sistema. Aí me perguntava: será que a terra é o centro e somos só nós no Universo? Pode ser que exista mais gente em outros sistemas.
Depois, aprofundando os estudos auto-didáticos, ainda na fazenda, e passando por Ptolomeu, Copérnico, Galileu, vim a compreender a nossa pequenez neste Universo colossal. Vejam que há muitas outras galáxias, até maiores que a nossa Via Láctea. A magnitude disso tudo e as distâncias medidas em anos-luz fundem a minha cabeça e me indicam que estamos prisioneiros no nosso sistema.
A terra tem 4 bilhões de anos. Que sejam 5 ou 6, não faz muita diferença. Passou por várias fazes, desde uma bola de fogo até nossos dias. Para simplificar nossa compreensão, temos uma narrativa literária belíssima e lírica, o Gênesis. A vida aqui apareceu.  Um fagulha de vida,  um vírus,  uma célula, uma primeira semente  deu origem às espécies? Apareceram o  reino vegetal e animal. Entre os animais, muitos já extintos( vejam a grandeza dos dinossauros), um sobressaiu. O homem!
Será que  veio de um macaco matriz? Com o tempo foi diversificando. Temos várias espécies de macacos. Será por que só um ramo da macada evoluiu? Os outros continuar macacos até hoje. O ramo privilegiando passou por vários estágios: neanderthal, homo sapiens ( não sei todos eles nem pesquisei). Das cavernas até os prédios de apartamentos.
Será que não houve uma intervenção especial. Cavalo continua cavalo, boi continua boi, macaco idem. E assim, todos os animais. Os que foram extintos (os dinossauros, por exemplo) passaram por situações adversas e não sobreviveram: elevação  súbita da temperatura(queda de meteoro gigantesco), falta de alimentos, competição predatória. E o homem continuou a sua evolução. Defendo que um ser superior cuidou de dar a direção ao homem. Formado prontinho do barro é uma simplificação. Mas um cuidado especial houve, não tenho dúvida. No início, muito primitivo. Num dado momento, recebe o sopro da alma. É certo que ao barro voltaremos, não sem antes trabalharmos para salvar essa alma que nos foi infundida, um sopro divino.
Vejam a distinção: boi, cavalo, cachorro, não fazem pesquisas. Não descobriram  a penicilina, a teoria da gravidade, a teoria da relatividade, e todos os bens que usamos. Os animais irracionais vão continuar assim per omnia saecula saeculorum. Não pensem que as descobertas são resultados planejados e buscados pelos pesquisadores. A radioatividade foi descoberta por acaso por Henri Becquerel. A penicilina também, por acaso, por Alexander Fleming. E assim tantas outra coisas. Não seria um força superior induzindo o homem a se aperfeiçoar e a encontrar  avanços para a nossa existência aqui na terra? Creio firmemente que o ser Superior é Deus. Ele lançou um fagulha de vida na terra e deu condições especiais para um certa forma evoluísse à sua semelhança. O Espírito de Deus continua a nos orientar para as boas obras, inclusive nas descobertas para melhorar a nossa peregrinação na terra.
O homem pisou na bola inúmera vezes, ao longo da história. Deus está entre nós sempre em Espírito. Mas  de vez em quando vem presencialmente. Melquisedec esteve entre nós. Deus mandou  vários emissários: profetas. Jesus/Deus veio e foi rechaçado. Sofreu por todas nossas faltas. O sofrimento Dele  assumiu todas as nossas fraquezas, falhas e infidelidades. Passou uma borracha em tudo que aconteceu. Agora, estamos resgatados.Fomos purificados. Mas o homem continua pisando na bola.O mundo está um caos.  Quando irá aprender?
Neste tempo de  Páscoa procuremos refletir sobre o cuidado de Deus para conosco e emendarmos.
Não é possível pensamos que somos obra do acaso, da evolução. Não somos como os animais. Aliás, vários deles são nossos alimentos. Os cães são um bom prato na China, na Coréia. Eu mesmo já ingeri uma deliciosa sopa de cachorro na minha passagem pela Coréia.
Não posso acreditar que, depois de todo este “nosso aperfeiçoamento” ( com a selvageria ocorrida ao longo da história e a atual, acho que continuamos na caverna), tudo acabe aqui. Acabou, sumiu, voltou ao pó somente!
Feliz Páscoa. Abs, JM