Apesar da grande expectativa desde o lançamento em 2004, as três letras ESG não têm mostrado grande eficácia na evolução da sustentabilidade. A capa da The Economist , de julho/22, espelha: ESG, as três letras que não salvarão o mundo. Nesta edição Henry Tricks argumenta que a abordagem ambiental, social e de governança ao investimento está falha. Precisa ser simplificada e despojada de boas intenções. Julga que precisa também de austeridade e seriedade, a ponto de 50 policiais, investigadores e reguladores alemães invadirem os escritórios do DWS, fundo de investimento alemão, e do Deutsche Bank ,em Frankfurt. A investigação visava apurar até que ponto o fundo poderia ter deturpado o uso de critérios ambientais, sociais e de governança em seu portfólio de investimentos, facilitando a maquiagem verde (greenwhasing).

A The Economist errou, ainda que tenha razão; o tom inflamatório de reportagem, com incorreções, apunhalou o mercado global ESG, segundo o professor Rodrigo Tavares, em artigo na Folha de São Paulo. Segundo a Agência Reuters, três quartos dos fundos soberanos do mundo têm agora uma política formal sobre investimentos ESG, mas apenas 30% estabeleceram uma meta para reduzir as emissões de carbono em seus investimentos. O estudo pesquisou 81 fundos soberanos e 58 bancos centrais com ativos combinados de cerca de US 23 trilhões.

Quanto ao social, no Brasil, constata-se que não existe real preocupação com um assunto de suma importância, a educação. Hoje, no país, há alta taxa de desemprego e grande número de vagas a serem preenchidas, mas não há pessoal competente, em decorrência de deficiências em cascata na formação da pessoas. Estamos conduzindo pela FDG um projeto de melhoria do ensino fundamental na rede estadual em Minas, nível que é a base para a continuidade dos estudos. Devido à crise financeira do Estado, buscamos patrocínios de empresas. Com o aval do Estado, contactamos cerca de 60 empresas. Seis empresários tiveram o descortino de perceber a importância do projeto. Se nem para ter pessoal qualificado para suas atividades empresários se comprometem, que se poderá dizer para os outros itens da ESG?

Artigo publicado na revista Viver Brasil – edição 259