Sempre fui muito cuidadoso com as questões de saúde, adotando práticas saudáveis, alimentação balanceada, fazendo exercícios, check ups, tomando as vacinas pertinentes. Não obstante, fui surpreendido com um problema renal, cuja causa não se mostrou aparente. O problema se agravou: como estou nas mãos de Deus e Ele decide se missão terminou e hora de voltar, fui salvo na hora certa. Consultando um amigo médico, clínico geral, foi detectado o problema, e ele mesmo providenciou a minha internação na Rede de Saúde Mater Dei/Contorno, e iniciado o tratamento.

Encontrei vários médicos amigos meus e de meus filhos. Competentes, dedicados, atenciosos, impressionantes. O suporte técnico, supervisoras, enfermeiras, de alto nível. Pessoas devotadas em fazer o bem, atenciosas. Acompanham, em nível, o suporte à hospedagem, próprias de um hotel.

Fiquei me lembrando do nosso esforço, Falconi e Godoy, de trazer para o Brasil os conceitos de gestão. Por meio de um movimento iniciando na Escola de Engenharia da UFMG, em 1985, pesquisamos internacionalmente o que havia de melhor nos principais países e optamos pelo modelo japonês, pelo seu teor humanístico e participativo, mais adaptável à realidade brasileira. Durante 13 anos, ainda na universidade, difundimos os conceitos e ajudamos a implementar em um vasto número de organizações do país. Um movimento avassalador.

Depois, continuamos o trabalho por meio de instituições que criamos. Hoje, os conceitos de gestão hoje permeiam o país em praticamente todos os setores. Sentimo-nos orgulhosos em ter superado os inúmeros obstáculos que se apresentaram na caminhada. O Brasil tem muitos desafios: corrupção, custo Brasil, desprezo pela educação, segurança, entre muitos outros, mas sem os conceitos de gestão que contribuíram para o aumento da produtividade e melhoria das práticas empresariais, a situação estaria bem pior. O que vi no hospital? Os conceitos aplicados. Padrões, rotinas, prescrições documentadas e precisas, gestão à vista.

Finalmente, minhas homenagens aos empreendedores e gestores pela iniciativa de liberar essa rede de saúde, de suma importância para a nossa população, sobretudo com alta qualidade e nível de profissional invejável. Só quem vive a experiência de alguns dias internado pode avaliar a nobreza das atividades ali conduzidas. Gentilezas divinas de solidariedade e amor ao próximo.