Os resultados do teste do Pisa/2022 foram divulgados pelo MEC recentemente. É um teste internacional aplicado a estudantes, após a conclusão do Ensino Fundamental. Como sempre, mostra o Brasil entre os piores países em termos da educação, num conjunto de 80 países. Qual a surpresa? Nenhuma. Houve ínfima piora com relação a 2020. É possível considerar duas hipóteses. A primeira, supor que se não tivesse havido a pandemia os resultados seriam melhores. A segunda, mais plausível, concluir que o fazer do sistema educacional brasileiro é inoperante, pois houve poucas atividades durante o isolamento e os resultados foram mantidos. As exceções foram Minas Gerais e poucos Estados, em que se realizaram atividades de ensino à distância, conforme pesquisa publicada pela FGV. Aliás, Minas Gerais, Paraíba e DF foram os destaques. Os resultados do Pisa corroboram os resultados de pesquisa divulgada há tempos, dando conta de que 60% dos egressos do Ensino Fundamental são analfabetos funcionais.

Todos são unânimes em afirmar que a educação é fundamental para o desenvolvimento social e econômico do país. As causas fundamentais que impedem a melhoria dos resultados são bastante conhecidas. Mas faltam vontade política e priorização da obrigação do Estado com relação à educação por parte das autoridades governamentais, no sentido de estabelecer programas e ações concretas para retirar o país desta posição lastimável. O Brasil é um dos países que mais investem em educação, de modo geral, mas pouco no Ensino Fundamental. Entre os países da OCDE, os EUA investem US$ 15.194/ aluno, e destinamos apenas US$ 3.583/aluno, à frente apenas da África do Sul e México.

Isoladamente, investir mais recursos financeiros pode trazer melhoria discreta. É necessário capacitar o professor, a comunidade respeitá-lo e reconhecê-lo, remunerá-lo melhor, cuidar de sua carreira, tornando-a mais atrativa. No caso da Coreia, todos os professores têm mestrado nas matérias específicas e são muito bem remunerados. É preciso questionar os métodos pedagógicos atuais, pois quem faz sempre as mesmas coisas obtém também os mesmos resultados. É imprescindível aplicar a gestão para melhoria dos resultados, na aprendizagem. Isso implica encontrar as causas fundamentais que impedem o atingimento das metas, priorizá-las, bloqueá-las, de forma que não haja retrocesso.