Consta que o berço da corrupção em escala maior foi na construção de Brasília. Iniciou-se um grande número de pessoas nessa prática nociva à Nação. A partir daí,  pelo isolamento dos grandes centros, a Capital tornou-se o local propício para os conchavos, maquinações, planejamento de ações deletérias. A corrupção evoluiu e  alcançou vulto impensável. Existe um clima que parece facilitar essas estratégias. Aonde quer se se vá, encontram-se pessoas dos três poderes e agentes da iniciativa privada. Então, as oportunidades imperdíveis acabam sendo postas em prática, devido àquela máxima  de que a “ocasião é que faz o ladrão”.  O período de estada de muitas pessoas na  Capital é transitório ( como tudo na vida), o que  induz a aproveitar o tempo, tirando o máximo  desse período  que  pode ser curto. É claro que para alguns tem durado muito. Cidadãos que só foram políticos na vida são grandes fortunas. Como pode isso? Além disso, há os projetos de poder como o do PT, cuja duração seria de pelo menos 20 anos. Deu no que deu, em termos de corrupção desenfreada, nunca antes observada neste País.

Para mim, Brasília não deu certo. É uma caixa preta. O cidadão distante, mesmo tentando ficar bem informado, não sabe o que acontece. Analisemos o presente. O Governo Temer está muito longe daquilo que se poderia esperar. A equipe econômica é de boa qualidade e está atuando, mas há as enormes limitações políticas. Temer é uma lástima. Poderia fazer mais em termos de redução de custos, cortando cargos comissionados ( só mexeu na ponta do iceberg), despesas supérfluas( p. ex., gasta combustível em idas e vindas a SP, para salvar o seu mandato).  Apenas  beliscou na extirpação do aparelhamento do Estado,  impregnado de gente do PT. A  recessão provoca a redução inflação e  queda de juros,  não sendo mérito do Governo. De positivo,  aprovou o teto de gastos( mas está trabalhando contra a medida , abrindo os cofres para comprar apoio  para salvar o mandato),  a lei da terceirização e fez a reforma trabalhista, muito importantes para a retomada de crescimento do País.  Sendo um Governo fraco e comprometido  em corrupções, não tem forças para tomar decisões  vitais na redução do tamanho do Estado , como as  privatizações. Teria forçosamente que fazer as reformas da previdência e tributária. Teria também que propugnar pela  redução de custos nos dois outros poderes. O custo do Legislativo é um acinte ao povo brasileiro. No Judiciário, destaco  a Justiça do Trabalho: o seu custo é superior às indenizações pagas em causas trabalhistas. Nada se faz para diminuir gastos dos dois poderes, neste momento de severa crise fiscal. Como resposta ao rombo fiscal, tem a petulância de aumentar impostos para cobrir a gastança causada  pela inépcia na tomada das ações pertinentes e também pela compra de apoio político. Em síntese, é um Governo sofrível, cujo maior mérito foi  nos livrar do Governo Dilma,  para o qual não encontro uma  classificação decente. Tendo Temer se livrado do julgamento pelo STF, penso que dá para esperar 2018, mesmo porque não há alternativa no horizonte pela falta de lideranças confiáveis, no momento. Além de todos os males, julgo que foi montada uma conspiração como objetivo de arrastar o País ao caos e disto o PT tirar proveito.

O PT e seus principais líderes arruinaram o País. Os prejuízos são incalculáveis, as estratégias administrativas provocaram um retrocesso difícil  de ponderar. Os principais líderes estão na mira da Justiça, entre os quais Lula da Silva. Por isso, adotam agora a estratégia do “quanto pior melhor”. Procuram embaralhar o jogo, a fim de dar a impressão de que todos estão no mesmo estágio e têm os mesmos pecados, o que é verdade. Acredito que o Sr. Joesley Batista foi um dos grandes beneficiados pelo governo do PT. Como retribuição, deve ter arquitetado, com iluminados do PT, como envolver outros políticos. Daí, as gravações obtidas. As pessoas gravadas foram de um ingenuidade sem precedentes. É claro que o que foi dito é incrivelmente comprometedor. Causou um frenesi colossal e teve o condão de demonstrar que todos são farinha do mesmo saco. Ninguém é santo, conclui-se. A quem poderia interessar esse desvio de foco? Ao Sr. Lula da Silva. Felizmente, depois do vendaval, voltou-se a focar nele também. Temos que ficar livres deste povo. Espero que as reformas restantes sejam feitas e que consigamos retomar o crescimento e redução do desemprego, de forma que Temer não sangre tanto até o fim do governo.  E que,  em 2018, possamos atuar com sabedoria para expurgar determinados denunciados, por meio do voto. E que a Justiça continue no encalço  dos que cometeram os deslizes e roubalheira. É um ardente desejo! Porém, como saber o que estão tramando, em se tratando de Brasília?