Na área educacional, almejamos melhorias substanciais e rápidas, para tirar o País da incômoda posição no teste do PISA, 57ª colocação entre 79 países. 

Atualmente, estamos diante de um cenário de mudanças radicais, a era exponencial, que chega atropelando quem não tomar a decisão de participar deste movimento.  Todos os setores serão afetados  e quem ficar atrasado poderá desaparecer. É claro que o ensino público não irá desaparecer, mas corre o risco de não cumprir a missão de preparar os jovens para o novo cenário que se descortina. Aliás, já há um sério comprometimento.

Do Japão aprendemos que há três tipos de melhorias possíveis nas organizações, os 3 Ks: Kaizen=melhoria contínua; Kaikaku =mudança radical,  transformação; Kakushin = mudança  revolucionária, inovação, uma grande sacada. Para o ensino, fico imaginando, sonhando, com algo revolucionário, inovador, um breakthrough, que nos proporcione um brusco salto de qualidade. Um Kakushin para o ensino, que significaria algo novo, acessível, inovador e sem necessidade de grandes investimentos. Todavia, analisando o cenário vigente, deparo-me com a viabilidade de só trabalhar na modalidade Kaizen, lutando pelas melhorias contínuas. Já ficaria  feliz se cada melhoria conquistada fosse consolidada, sem os retrocessos  desses 20 anos de atuação na área, vivenciando o efeito sanfona nas escolas. O somatório das conquistas já nos teria colocado em posição privilegiada. 

Há luz no fim do túnel: na parceria SEEMG/FDG  visa-se a um trabalho de, pelo menos, um mandato de governo, o que viabiliza a consolidação da GIDE Avançada nas escolas do ensino fundamental, objeto do nosso acordo de cooperação com o MG. Certamente, as melhorias obtidas serão consolidas por meio do registro das boas práticas e  o somatório se constituirá em salto expressivo de qualidade. 

O período de isolamento social impediu a assistência presencial dos consultores às escolas. A FDG decidiu realizar vários webinars divulgando ferramentas e sugestões de formas de ministração de ensino à distância. Docentes  de MG  e de muitos Estados abraçaram a ideia com grande entusiasmo, produziram aulas excepcionais e as ministram aos  seus alunos. O mérito não foi só realizar o ensino à distância, mas a criatividade exercitada na produção de  aulas inovadoras  e motivadoras. A FDG tem recebido centenas de práticas de docentes  (reconhece-se facilmente o alto nível dessas práticas!) e realizado webinars de divulgação de boas práticas, após difícil escolha.  Afirmam os docentes que, voltando à normalidade, o ensino não será o mesmo. É o Kakushin em ação?

PUBLICADO NA REVISTA VIVER BRASIL, DIGITAL, EDIÇÃO No. 335